Dom Itacir Brassiani toma posse como Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul

Em um momento histórico para a Diocese de Santa Cruz do Sul, foi realizada na tarde deste domingo, 29 de setembro, na Catedral São João Batista: a Celebração Solene de Ordenação e Início do Ministério Episcopal do Monsenhor Itacir Brassiani. Ele é o quinto bispo diocesano na linha de sucessão apostólica da Diocese de Santa Cruz do Sul. Também passaram pela função de bispo Dom Alberto Etges, Dom Sinésio Bohn, Dom Canísio Klaus e Dom Aloísio Alberto Dilli.

A Santa Missa com rito de Ordenação e Posse, que teve início às 15h, foi presidida pelo Arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3, Dom Leomar Brustolin. Os coordenantes foram Dom Aloísio Alberto Dilli OFM, Bispo Emérito de Santa Cruz do Sul (2016-2024), e Dom Guilherme Antônio Werlang MSF, Bispo Diocesano de Lages (SC).

Familiares, amigos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos(as) e leigos(as) de toda a Diocese de Santa Cruz do Sul e de outras Igrejas Particulares, além de autoridades, participaram da cerimônia. A presença marcante foi das caravanas das paróquias provenientes das cidades de Santo Ângelo, Passo Fundo, São José do Herval, Anchieta e Chapecó, pelas quais Monsenhor Itacir passou durante seu ministério sacerdotal.

O lema episcopal escolhido por Dom Itacir para seu ministério é “Guiados pelo Evangelho da Cruz” (Cf. 1Cor 1,17-25). Durante sua fala, ao final da Celebração, o novo bispo agradeceu a presença das autoridades religiosas, civis, saudou toda a comunidade, familiares e amigos de caminhada, e citou os ensinamentos de Santo Agostinho. “Há duas coisas a considerar em nós: uma, que somos cristãos; outra, que somos bispos. Por sermos bispos, somos contados entre os pastores, se formos bons. Por sermos cristãos, também somos ovelhas, e é uma grande felicidade ser parte do rebanho de Deus”, afirmou.

O Bispo Emérito, Dom Aloísio Alberto Dilli, que esteve à frente da Diocese de Santa Cruz do Sul nos últimos oito anos, deu boas-vindas ao novo bispo. "Eu o saúdo com o coração cheio de gratidão. Obrigada pelo seu generoso ‘sim’ ao chamado de Deus para exercer o Ministério Episcopal na Diocese de Santa Cruz do Sul. Conte com nossa oração e apoio e torne-se, com a graça divina, o bispo que a diocese necessita, neste momento, de sua história. Agora você não é mais nosso ‘hóspede’, mas um dos nossos, como irmão-bispo e pai espiritual, em nome do Senhor e de sua Igreja. Pode estender sua mão e vamos caminhar juntos, ‘Guiados pelo Evangelho da Cruz”, disse.

A Santa Missa, com três horas de duração, foi transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da Diocese de Santa Cruz do Sul e pelo Facebook do Regional Sul 3.

Confira algumas fotos: