Paróquia de Santo Cristo celebra Centenário

No último domingo, dia 24 de julho, a Paróquia Ascensão do Senhor, de Santo Cristo, celebrou os 100 anos de sua criação. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer, e concelebrada pelo Pároco, Pe. Carlos Griebeles, pelos Vigários Paroquiais, Padres Lauro Büttembender, Jacó Rademann, João Romaldo Colling, e outros padres presentes. A celebração reuniu membros das comunidades da cidade e do interior para render ação de graças pelo centenário.

Nos dias que antecederam a grande celebração uma novena foi celebrada, envolvendo as lideranças pastorais das comunidades. A cada noite um tema específico resgatou fatos da caminhada da comunidade, fazendo memória de pessoas e momentos importantes nestes cem anos de evangelização na "Terra do Homem da Terra". Confira um breve histórico da Paróquia de Santo Cristo, publicado no ELO DIOCESANO, edição de junho:

HISTÓRICO DA PARÓQUIA:

O ano de 2022 é marcado pelas festividades do centenário da Paróquia Ascensão do Senhor, de Santo Cristo. Terra do homem da terra, como é conhecida, Santo Cristo é o berço de incontáveis vocações sacerdotais e religiosas, e muitas lideranças leigas. Nestes 100 anos de história muitos foram os fatos que marcaram essa caminhada, a qual desejamos recordar.

Situada numa região colonizada por imigrantes alemães vindos das colônias velhas, a Paróquia Ascensão do Senhor foi criada pelo decreto do Bispo de Uruguaiana, Dom Hermeto José Pinheiro, no dia 25 de julho de 1922. Na época, as famílias residentes nessa região eram, em quase sua totalidade, católicas. Desde as origens da paróquia o povo de Santo Cristo se ocupou com a organização das comunidades e a construção de escolas. Iniciativas realizadas com trabalhos feitos em mutirão. As famílias escolhiam lideranças para a comunidade e colaboravam para manter o seu professor local.

É importante ressaltar que muitos professores foram também os principais líderes das comunidades. A partir de sua vida de fé, as pessoas criaram muitas iniciativas sociais e culturais. Atividades de lazer e de trabalho, celebrações e iniciativas pelo bem comum são marcas desse povo.

Em sua história a paróquia contou com a presença de congregações religiosas. As Irmãs Filhas do Amor Divino atuaram nas áreas de educação e saúde. Os Irmãos Lassalistas mantinham sua presença através de sua escola.

Por muitos anos a paróquia foi conhecida como berço de inúmeras vocações sacerdotais e religiosas. Uma das vocações mais ilustres dessa terra é Dom Estanislau Amadeu Kreutz, bispo titular da Diocese de Santo Ângelo por mais de 30 anos, hoje in memoriam. No início da década de 1960 foi construído o Seminário Pe. Adolfo Gallas e o Centro Social Paroquial. Ambos os espaços sempre foram utilizados para a formação de lideranças nos diferentes setores da vida eclesial.

Um ponto turístico do município é a imponente Igreja Matriz dedicada à Ascensão do Senhor, construída na década de 1950. Em estilo neo-românico, o templo impressiona por seu tamanho e grande beleza. A Igreja já foi palco para grandes eventos da vida da comunidade, Batizados, Casamentos, Eucaristias, Crismas e Ordenações, mas uma das mais célebres cerimônias foi a Ordenação Episcopal de Dom Estanislau, ocorrida no dia 17 de setembro de 1972.

A paróquia também conta com um Santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima, na comunidade de Rolador Baixo, local de peregrinação e oração muito estimado pelo povo da paróquia e da região.

A boa organização de setores pastorais nas comunidades representa uma boa oportunidade de participação das pessoas na vida da Igreja. Além da capela, muitas comunidades possuem sua sede social com pavilhão para diversões e esporte. A paróquia hoje é formada por 40 comunidades, tem como Vigários Paroquiais os padres Lauro Büttembender, Roque Thume, João Romaldo Kolling e Jacó Rademann, e como Pároco o Pe. Carlos José Griebeler.

Bendizendo a Deus com alegria, a Paróquia Ascensão do Senhor celebra sua caminhada centenária com orgulho pelo trabalho realizado pelas gerações passadas e sonha com um futuro de esperança. Bendito seja Deus por essa história!

Confira as fotos da celebração do centenário: