Pastoral da Criança do RS celebra 40 anos de Missão

A Diocese de Caxias do Sul acolheu, neste sábado, 31 de agosto, a celebração dos 40 anos da Pastoral da Criança no Rio Grande do Sul. Os festejos aconteceram no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, e reuniram mais de 1,1 mil pessoas. A programação iniciou na avenida Dom José Barea com a procissão reunindo líderes e coordenadoras da Pastoral da Criança das 18 arqui/dioceses gaúchas.

O secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 3 e bispo de Montenegro, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, esteve na abertura da procissão e agradeceu a presença. "Hoje é dia de festa, dia de agradecer o dom, o sim, a missão de cada uma de vocês que se dedicam a ajudar que nossas crianças tenham vida plena".

A Missa festiva, no interior do Santuário de Caravaggio, foi presidida pelo bispo referencial para a Pastoral da Criança e auxiliar de Porto Alegre, Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos. A Eucaristia foi concelebrada pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, pelo coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias, padre Leonardo Inácio Pereira, pelo reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, e pelos assessores da Pastoral da Criança nas dioceses gaúchas.

Em sua homilia, Dom Odair recordou a missão da Pastoral da Criança na redução dos índices de mortalidade infantil. "Quero fazer uma saudação especial às pérolas preciosas que são as líderes da Pastoral da Criança. Hoje, completando o Mês Vocacional, nos reunimos para celebrar 40 anos dessa história de amor. O bem que a Pastoral da Criança realiza é de extrema importância. Os resultados positivos da redução da mortalidade infantil são resultado do amor e da dedicação de tanta gente".

A Missa festiva dos 40 anos Pastoral da Criança no Rio Grande do Sul teve a presença da coordenadora nacional, Maria Inês Monteiro de Freitas, e da coordenadora estadual, Nilva Canuto Libardi. Foi Neusa que descreveu, ao final: "não tenho palavras para descrever o sentimento desse grande dia de celebração. Hoje é dia de celebrar o dom da vida e da vocação de vocês, líderes e coordenadoras", salientou.

O encontro festivo dos 40 anos da Pastoral da Criança no Rio Grande do Sul foi concluído com o almoço de confraternização no restaurante que fica embaixo do auditório do Santuário e com um momento de assessoria e partilha da coordenadora nacional, Maria Inês Monteiro de Freitas.

A Diocese de Santo Ângelo esteve representada com a participação de mais de 80 líderes da PACRI.

Confira algumas fotos: