Solidariedade e oração pelos atingidos pelas enchentes marcam o Corpus Christi

A Solenidade de Corpus Christi consiste na grande manifestação pública da fé católica na presença real de Jesus Cristo na Santa Eucaristia. Além da adoração, esta celebração é oportuna para desafiar os fiéis a seguir o exemplo do Mestre Jesus que, ao instituir a Eucaristia na Última Ceia, ensina a partilhar a vida para gerar mais vida.

Nesse sentido, em toda a Diocese de Santo Ângelo, a Solenidade de Corpus Christi foi marcada pela oração e ações solidárias em favor dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Confira alguns registros das celebrações e ações realizadas:

Paróquia da Catedral Santo Anjo da Guarda - Santo Ângelo

Na Catedral, a celebração de Corpus Christi foi a tarde. A programação iniciou com a procissão ao redor da praça. Os tradicionais tapetes de serragem colorida recordavam o espírito de solidariedade e comprometimento com os afetados com as enchentes. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer, e contou com a participação de grande público que lotou a Catedral Angelopolitana.

Paróquia Santa Teresa d'Ávila - Guarani das Missões

A Paróquia de Guarani das Missões conserva a tradição dos tapetes de serragem que atravessam as ruas da cidade até a Igreja Matriz. A programação iniciou com a procissão do Santíssimo Sacramento, seguida da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano. Após a celebração, aconteceu a festa de Corpus Christi no salão paroquial.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Giruá

Em Giruá, a comunidade realizou uma grande mobilização solidária que marcou o Corpus Christi. Sobre os tapetes foram expostas várias doações de alimentos e material de higiene que, após a celebração, foram destinados aos atingidos pelas enchentes. Além disso, a paróquia destinou os fundos arrecadados com o almoço de Corpus Christi aos atingidos pelas enchetes.

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes - Porto Lucena

A Paróquia de Porto Lucena e Porto Vera Cruz retomou, após vários anos, a procissão de Corpus Christi. Com uma grande participação popular, após a Missa na Igreja Matriz, os fiéis saíram em procissão com o Santíssimo realizando as tradicionais paradas nos altarzinhos preparados pela catequese e pela juventude.

Paróquia Sagrada Família de Nazaré - Cerro Largo

Em Cerro Largo, a comunidade deu continuidade ao gesto concreto de arrecadação de alimentos e donativos para os necessitados. Já há vários anos o Corpus Christi da paróquia caracteriza-se como uma grande celebração da solidariedade.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Santa Rosa

Em Santa Rosa, na cidade baixa, uma multidão tomou as ruas para caminhar com o Senhor. A comunidade esteve empenhada na arrecadação de cobertores, agasalhos, roupas e calçados. Parte das doações foram utilizadas na confecção dos tapetes solidários juntamente com trabalhos da catequese.

Paróquia Nossa Senhora das Dores - Cândido Godói

A Paróquia de Cândido Godói motivou seus paroquianos a comprometerem sua fé através da doação de alimentos e materiais de higiene para os atingidos pelas enchentes. Após a Missa, os fiéis saíram em procissão com o Santíssimo Sacramento.

Paróquia São José - São José do Inhacorá

A comunidade de São José do Inhacorá acordou cedo para preparar os tapetes de Corpus Christi e os altarzinhos que acolheriam o Santíssimo. Em cada altar preparado foram resgatados temas específicos como a Campanha da Fraternidade 2024 que abordou o tema da Amizade Social.

Paróquia Santo Antônio - Catuípe

Em Catuípe, a comunidade pôde participar da celebração da Santa Missa e da procissão pelas ruas da capital da água mineral. Em cada parada, nos altarzinhos, a comunidade foi convidada a refletir sobre um tema específico, tais como a Campanha da Fraternidade e as enchentes do Rio Grande do Sul.

Paróquia Sagrada Família - Bairro Cruzeiro, em Santa Rosa

No Bairro Cruzeiro, em Santa Rosa, a Paróquia Sagrada Família realizou uma campanha de arrecadação de alimentos e material de higiene. Após a celebração aconteceu a procissão ao redor da praça, em frente à Matriz.

Paróquia São Roque - Tucunduva

Na Paróquia São Roque os tapetes foram confeccionados dentro da Igreja Matriz. Após a Missa, os fiéis realizaram a procissão com o Santíssimo pelas ruas da cidade e, ao término da programação, todos receberam um pãozinho abençoado.

Paróquia São Luiz Gonzaga - São Luiz Gonzaga

Na região das Missões, em São Luiz Gonzaga, a Santa Missa na Igreja Matriz reuniu a comunidade para seu momento de oração seguida da procissão com carro de som pelas ruas da cidade.

Paróquia São Pedro Apóstolo - São Pedro do Butiá

Em São Pedro do Butiá, a comunidade se mobilizou para enfeitar as ruas e os altarzinhos com serragem colorida e símbolos religiosos que lembravam a Eucaristia e a partilha.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Horizontina

Em Horizontina, o costume de fazer os tapetes de madrugada se manteve, apesar do frio. A comunidade participou da procissão pelas ruas da cidade seguida da Santa Missa na Igreja Matriz. Momento especial que uniu fé, tradição e solidariedade.

Paróquia Ascensão do Senhor - Santo Cristo

O frio não espantou os fiéis que participaram, logo cedo, da celebração de Corpus Christi e da procissão com o Santíssimo pelas ruas da cidade. Em Santo Cristo, assim como em outras paróquias, durante a procissão foram realizadas as paradas para meditação nos altarzinhos temáticos.